domingo, 16 de julho de 2023

ESTRELAS DO F. C. PORTO



Miguel Arcanjo Arsénio de Oliveira nasceu no dia 13 de Maio de 1932 em Nova Lisboa, Angola. Foi um excelente defesa-central, dotado de boa técnica e sentido posicional, muito querido dos adeptos do Futebol Clube do Porto onde militou durante 12 anos. Ingressou no clube com apenas 19 anos, pouco depois, foi vítima de um problema na vista que ter-lhe-ia interrompido a carreira, não fosse a intervenção pronta e cuidada de Cesário Bonito, médico de profisssão e presidente do F.C. Porto. Com efeito, Cesário Bonito foi responsável pela operação à retina que em 1951 salvou Miguel Arcanjo da cegueira. O angolano viria a ser um dos maiores jogadores do F.C. Porto.
A sua estreia com a camisola portista aconteceu no dia 1 de Novembro de 1953 no Campo dos Arcos em Setubal onde os Dragões empataram 1-1 com os sadinos numa partida a contar para 5ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1953/54.
Mas só com a chegada do treinador Dorival Yustrich atingiu o objectivo de singrar no futebol português. A época de 1955-56, com a obtenção da "dobradinha" (Campeonato Nacional e Taça de Portugal), foi o ponto de partida para a grande carreira de Arcanjo. Formou com Virgílio e Osvaldo Cambalacho um trio defensivo fantástico. Na época 1956/57 o F.C. Porto participou na 2ª edição da Taça dos Clubes Campeões da Europa, como Campeão Português em título (1955/56). Os dragões defrontaram o Athletic Club Bilbao e Miguel Arcanjo alinhou em ambos os jogo da eliminatória, na estreia dos Dragões em provas da UEFA. Na temporada 1958/59 voltou a ser campeão, com Béla Guttmann, numa defesa em que sobressaía ao lado de Virgílio, Barbosa e do polivalente Monteiro da Costa. Conquistou ainda a Taça Associação de Futebol do Porto por oito vezes. Nas 12 temporadas que representou o F.C. Porto, Miguel Arcanjo disputou 316 jogos oficiais e conquistou 12 Títulos. Miguel Arcanjo foi internacional em 9 vezes e jogou na fase de qualificação da Selecção para o Mundial de 1966, em Inglaterra. Ao invés dos seus colegas de clube, Américo, Festa e Custódio Pinto, não esteve na fase final da competição.

fonte: Blog Estrea do F.C. DO PORTO- 2009

texto retirado com a devida autorização do blog: paixaopeloporto.blogspot.com 

Publicada por Paulo Moreira 

 

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário