domingo, 23 de julho de 2023

ESTRELAS DO F. C. PORTO



António Henrique Monteiro da Costa nasceu no dia 20 de Agosto de 1928 em S.Paio de Oleiros. Um dos chamados "pau para toda a obra", jogador polivalente, ocupou todas as posições excepto a de guarda-redes. Alinhou frequentemente como defesa-central, evidenciando segurança e qualidade. Outras posições em que tinha alto rendimento eram as de médio-ofensivo ou avançado. Concretizava inúmeros tentos nas balizas adversárias e, nos treze anos em que serviu o F.C. Porto (1949 a 1962), só no campeonato fez 72 golos em 270 jogos.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 9 de Outubro de 1949 no Campo da Constituição onde o F.C. Porto venceu o Elvas C.A.D. por 1-0, numa partida a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1949/50.
Em Janeiro de 1951 foi o herói da extraordinária vitória por 2-0, sobre o S.L. Benfica, no Campo Grande em Lisboa, pois marcou ambos os golos. Actuou nas equipas excepcionais que, nos anos 50, ganharam 2 Campeonatos Nacionais e 2 Taças de Portugal. Colaborou com vários treinadores entre os quais os campeões Yustrich e Guttmann, jogou com excelentes futebolistas como Barrigana, Virgílio, Miguel Arcanjo, Osvaldo Cambalacho, Pedroto, Carlos Duarte, Jaburu, Carlos Vieira e Hernâni.
O seu nome figura na lista dos "capitães" mais carismáticos da história do Futebol Clube do Porto. Foi de uma entrega e dedicação inexcedíveis, nada regateando ao seu amado clube.
Foi ainda um dos jogadores titulares que na época de 1956/57 fez parte da equipa do F.C. Porto que se estreou nas competições europeias ao defrontar os espanhois do Athletic Club Bilbao na 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Após a carreira de futebolista, nele perdurou a disponibilidade para ajudar o F.C. Porto. Em momentos difíceis da equipa aceitou comandá-la, como treinador (em parte das épocas 1974/75 e 1975/76).

 

fonte: Blog Estrea do F.C. DO PORTO- 2009

texto retirado com a devida autorização do blog: paixaopeloporto.blogspot.com 

Publicada por Paulo Moreira 

 

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário